A infância é uma fase muito importante na vida de um ser humano, pois é nesse período em que há grande aprendizado e absorção das coisas às quais a criança está exposta, sejam elas boas ou ruins.
A exposição ao estresse, medo, discriminação, brigas, separação dos pais, luto, abusos físicos e psicológicos e outras situações, quando não acompanhadas de perto, podem ter reflexos muito negativos na vida adulta – em forma de traumas, bloqueios, fobias, etc.
A terapia infantil contribui justamente para a identificação precoce e acompanhamento de situações que possam representar alguma ameaça ao bem-estar e desenvolvimento saudável emocional, afetivo, psicossocial e cognitivo da criança, utilizando de cuidados especiais e técnicas que estimulem a livre expressão de seus sentimentos, pensamentos e criatividade.
Infelizmente, muitos pais e responsáveis ainda não sabem ao certo quando levar a criança à um psicoterapeuta, seja por falta de conhecimento sobre a importância desse acompanhamento ou pela falta de percepção em relação as necessidades e impactos que aquilo pode gerar.
Alguns sinais de que a criança pode precisar de um acompanhamento de um psicoterapeuta:
– Dificuldade em se relacionar com outras pessoas e/ou crianças
– Dificuldade de atenção e/ou de aprendizado
– Timidez excessiva
– Irritabilidade e/ou choro excessivo
– Malcriações, birras e agressividade
– Alterações no apetite
– Atraso na fala e/ou no andar
– Isolamento
– Recusa à escola ou à outros lugares, sem motivos aparentes.
– Ciúmes excessivo de irmãos mais novos
– Necessidade exagerada de proximidade com os pais ou de alguém
– Enurese e Encoprese (fazer necessidades fisiológicas em lugares inadequados, como na cama ou na roupa, mesmo após aprender a usar o banheiro)
– Separação dos Pais
– Perda de algum ente querido
.